O fórum de grêmios do RJ foi criado devido a percepção da necessidade de um espaço democrático onde as escolas dialogassem questões que passam pela falta de recursos que vão do mau funcionamento dos banheiros das escolas, o declínio da cultura no universo estudantil à restrição do passe livre e meio entrada. Visando a melhora educacional.
Estes grêmios e alunos entendem que as entidades estudantis existentes, que se propõe a ser um espaço com fim semelhante, não desempenham seu papel. O que se percebe são entidades fantasmas, apenas siglas vazias, desconhecidas da maioria; entidades que aparecem de dois em dois anos para tirar delegados para congressos, usando-se de meios questionáveis e visando a autopromoção. Talvez por terem se distanciado da luta, por não funcionarem de forma realmente participativa ou por serem já desde o embrião apenas aparato de um número bastante reduzido de forças políticas, a verdade é que quem luta nos grêmios sente a falta que faz um espaço de encontro e diálogo destes e dos alunos.
Contudo, o fórum de grêmios faz um chamado as escolas dispostas a essa união que pretende lutar pelos direitos estudantis, que são tratados como favores oferecidos pelo Estado. E é lutando que vamos nos valorizar enquanto sociedade, emancipando o individuo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário